SEO para e-commerce: guia completo para impulsionar seu negócio!
Investir em SEO para e-commerce já se tornou uma necessidade do mercado.
Afinal, o SEO é um conjunto de estratégias para melhorar – e muito – o posicionamento da sua loja online nos resultados dos mecanismos de busca, como o famoso Google.
Se você procura por maior visibilidade do seu site, tráfego qualificado e aumento das conversões, o investimento em SEO é essencial, pois ele garante que os seus produtos sejam encontrados pelos clientes no momento certo!
Mas, não pense que essa prática melhora apenas o número de visitas, afinal, essa estratégia é a chave para atrair um público mais qualificado e propenso a comprar o seu produto.
Quer saber mais sobre SEO para e-commerce? Leia o artigo e saiba tudo!
O que é SEO?
Como falamos anteriormente, o SEO (Search Engine Optimization), é uma otimização de site para mecanismos de busca.
Com um conjunto de práticas que envolvem melhorias técnicas, produção de conteúdo relevante e construção de autoridade para que seu site apareça entre os primeiros resultados das buscas orgânicas, o SEO é bastante estratégico para lojas virtuais que querem diminuir os custos com CPL (custo por lead).
Para isso, o SEO trabalha em cima de 3 pilares essenciais, que funcionam em conjunto para que seus produtos e categorias, encontrem os clientes ideais.
Os 3 pilares de SEO
Para entender como o SEO funciona, é importante conhecer seus três pilares, afinal, eles servem como base para qualquer estratégia de otimização e garantem que seu e-commerce esteja bem estruturada, tanto para os mecanismos de busca quanto para os usuários.
Os três pilares são SEO on-page, SEO off-page e SEO técnico, e nós te mostramos qual a importância de cada um nessa estratégia!
SEO On-Page
Esse pilar é sobre tudo o que pode ser otimizado diretamente nas páginas do seu site.
Com os conhecimentos do SEO On-Page, corrigimos as palavras-chave em títulos, descrições, subtítulos (H1, H2, H3), meta-descrições e no conteúdo geral.
Além disso, essa etapa também colabora com a experiência do usuário (UX), garantindo que as informações sejam claras e o carregamento da página seja rápido. O conteúdo de qualidade, com informações úteis e relevantes, também são fundamentais para essa construção.
SEO Off-Page
Já o pilar Off-Page, é sobre todas as ações realizadas fora do site para aumentar sua autoridade e relevância.
Uma das principais estratégias é o link building, que consiste em conseguir links de outros sites relevantes apontando para o seu. Além disso, parcerias com influenciadores e conteúdos compartilháveis ajudam a aumentar a visibilidade do e-commerce.
Para tudo isso funcionar, é importante que esses links sejam naturais e de fontes confiáveis.
SEO Técnico
O SEO técnico envolve melhorias estruturais no site, como otimização de velocidade, segurança (uso de SSL), arquitetura de informação clara, uso de sitemap XML e páginas responsivas.
A experiência do usuário também é um foco aqui, pois esses ajustem permitem que o site funcione perfeitamente em mobile e que os mecanismos de busca consigam rastrear e indexar suas páginas rapidamente.
5 estratégias de SEO para E-commerce
Agora que você já sabe bem como funciona o SEO, trouxemos algumas dicas simples, mas que fazem toda a diferença na hora dos mecanismos de busca avaliarem seu site.
Quer saber quais são? Confira as 5 estratégias de SEO para e-commerce!
Pesquisa de palavras-chave relevantes
Antes de qualquer otimização, é essencial entender quais palavras-chave seu público-alvo está buscando. Para isso, existem as ferramentas como Google Keyword Planner e SEMrush que ajudam a identificar os termos mais relevantes e com maior potencial de tráfego.
Através desse levantamento, é possível começar as estratégias para aumentar o tráfego do seu site. Lembre-se de mapear a diferença entre as intenções de busca, as mais atrativas para o e-commerce são as transacionais e as Informativas.
Otimização de títulos e descrições de produtos
Para que a página esteja otimizada, cada produto deve ter um título otimizado, com palavras-chave principais, e uma descrição detalhada e também persuasiva.
Além disso, evite conteúdos duplicados e foque em criar textos únicos para cada página de produtos e categorias.
URLs amigáveis
Outro ponto muito importante que faz toda a diferença é a otimização das URLs do seu e-commerce. Por isso, evite as URLs genéricas com números e códigos e prefira uma URL amigável, como www.sualoja.com/produto-nome, facilita tanto para os mecanismos de busca quanto para os usuários.
Imagens otimizadas
As imagens também devem ser otimizadas para que o SEO para e-commerce seja mais efetivo. Por isso, utilize nomes de arquivos descritivos para imagens e sempre inclua a tag ALT com palavras-chave.
Como, por exemplo, se a sua loja vende roupas de academia, procure salvar as imagens correspondentes a peça: legging-preta-de-duplo-tecido.jpg
Isso ajuda os mecanismos de busca a entenderem o conteúdo das imagens.
Conteúdo de qualidade
Produzir conteúdos de qualidade faz toda a diferença na estratégia de SEO para e-commerce. Afinal, produzir conteúdos informativos, guias de compra, análises de produtos e outras informações vão ajudar o cliente em sua jornada de compra.
Além disso, permear o Google com esses conteúdos bem ranqueados também é ótimo para tornar sua loja online ainda mais conhecida.
Os 3 benefícios de SEO para E-commerce
Agora que abordamos algumas práticas importantes sobre SEO para seu e-commerce, também separamos um tópico especial com 3 benefícios dessa estratégia para as lojas virtuais.
Vamos lá?
- Mais visibilidade para o e-commerce
Com um bom trabalho de SEO, seus produtos têm mais chances de aparecer nas primeiras posições do Google, aumentando a visibilidade da loja e atraindo mais visitantes qualificados.
- Redução de custos com mídia paga
O tráfego orgânico é uma das formas mais eficientes de atrair clientes sem precisar investir continuamente em anúncios pagos. Além disso, os resultados tendem a ser duradouros e as pessoas confiam mais em lojas bem posicionadas organicamente.
- Aumento nas conversões
Um tráfego qualificado aumenta as chances de conversão, pois os visitantes chegam até sua loja já interessados nos produtos. Isso melhora diretamente o ROI (Retorno sobre Investimento).
SEO para cadastro de produtos
O SEO também está presente no cadastro de produtos, por isso, cada um dos produtos deve ser cadastrado com informações claras e ter uma otimização estratégica.
Como, por exemplo, títulos, descrições detalhadas, imagens de qualidade e uso adequado de palavras-chave que são práticas essenciais para melhorar o ranqueamento nos mecanismos de busca.
Além disso, é importante cortar todos os conteúdos duplicados, utilizando variações nas descrições de produtos semelhantes e criando conteúdos originais que ofereçam valor para o cliente – e para sua página.
Outro ponto importante é otimizar imagens com descrições ALT, usar vídeos explicativos e garantir que os detalhes técnicos, como preço, estoque e especificações, estejam visíveis e bem estruturados.
Principais plataformas de E-commerce que auxiliam SEO
Além de todas as questões que citamos anteriormente, escolher a plataforma certa pode fazer toda a diferença na hora de implementar estratégias de SEO.
Para te ajudar a saber quais plataformas de e-commerce auxiliam em SEO, separamos as principais do mercado que vão dar uma forcinha na hora de ranquear.
Shopify
Plataforma intuitiva e ideal para iniciantes, oferece diversas ferramentas de SEO integradas, como otimização de meta tags, URLs amigáveis e geração automática de sitemaps.
WooCommerce
Com plugin flexível para WordPress, essa plataforma permite personalização avançada de SEO com plugins adicionais como Yoast SEO.
Magento
Conhecida por sua escalabilidade, a Magento é ideal para grandes lojas e oferece recursos robustos de SEO técnico.
VTEX
Muito utilizada no mercado brasileiro, é uma plataforma robusta com recursos avançados de SEO, como otimização de URL, tags e integração com marketplaces.
Como fazer SEO para o seu e-commerce
Agora que você já sabe os benefícios do SEO para seu e-commerce, que tal começar a aplicar as estratégias?
Com a Senso Performance, você conta com especialistas da área para desenvolver, implementar e monitorar estratégias de SEO personalizadas para sua loja online. Nossa equipe está preparada para otimizar cada detalhe do seu site, aumentar sua visibilidade nos mecanismos de busca e impulsionar suas vendas.
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