Investir em SEO para e-commerce já se tornou uma necessidade do mercado.

Afinal, o SEO é um conjunto de estratégias para melhorar – e muito – o posicionamento da sua loja online nos resultados dos mecanismos de busca, como o famoso Google. 

Se você procura por maior visibilidade do seu site, tráfego qualificado e aumento das conversões, o investimento em SEO é essencial, pois ele garante que os seus produtos sejam encontrados pelos clientes no momento certo!

Mas, não pense que essa prática melhora apenas o número de visitas, afinal, essa estratégia é a chave para atrair um público mais qualificado e propenso a comprar o seu produto.

Quer saber mais sobre SEO para e-commerce? Leia o artigo e saiba tudo!

O que é SEO?

Como falamos anteriormente, o SEO (Search Engine Optimization), é uma otimização de site para mecanismos de busca. 

Com um conjunto de práticas que envolvem melhorias técnicas, produção de conteúdo relevante e construção de autoridade para que seu site apareça entre os primeiros resultados das buscas orgânicas, o SEO é bastante estratégico para lojas virtuais que querem diminuir os custos com CPL (custo por lead).

Para isso, o SEO trabalha em cima de 3 pilares essenciais, que funcionam em conjunto para que seus produtos e categorias, encontrem os clientes ideais

Os 3 pilares de SEO

Para entender como o SEO funciona, é importante conhecer seus três pilares, afinal, eles servem como base para qualquer estratégia de otimização e garantem que seu e-commerce esteja bem estruturada, tanto para os mecanismos de busca quanto para os usuários.

Os três pilares são SEO on-page, SEO off-page e SEO técnico, e nós te mostramos qual a importância de cada um nessa estratégia!

SEO On-Page

Esse pilar é sobre tudo o que pode ser otimizado diretamente nas páginas do seu site. 

Com os conhecimentos do SEO On-Page, corrigimos as palavras-chave em títulos, descrições, subtítulos (H1, H2, H3), meta-descrições e no conteúdo geral. 

Além disso, essa etapa também colabora com a experiência do usuário (UX), garantindo que as informações sejam claras e o carregamento da página seja rápido. O conteúdo de qualidade, com informações úteis e relevantes, também são fundamentais para essa construção.

SEO Off-Page

Já o pilar Off-Page, é sobre todas as ações realizadas fora do site para aumentar sua autoridade e relevância. 

Uma das principais estratégias é o link building, que consiste em conseguir links de outros sites relevantes apontando para o seu. Além disso, parcerias com influenciadores e conteúdos compartilháveis ajudam a aumentar a visibilidade do e-commerce. 

Para tudo isso funcionar, é importante que esses links sejam naturais e de fontes confiáveis.

SEO Técnico

O SEO técnico envolve melhorias estruturais no site, como otimização de velocidade, segurança (uso de SSL), arquitetura de informação clara, uso de sitemap XML e páginas responsivas. 

A experiência do usuário também é um foco aqui, pois esses ajustem permitem que o site funcione perfeitamente em mobile e que os mecanismos de busca consigam rastrear e indexar suas páginas rapidamente.

5 estratégias de SEO para E-commerce

computador mostrando buscador Google principal para SEO

Agora que você já sabe bem como funciona o SEO, trouxemos algumas dicas simples, mas que fazem toda a diferença na hora dos mecanismos de busca avaliarem seu site. 

Quer saber quais são? Confira as 5 estratégias de SEO para e-commerce!

Pesquisa de palavras-chave relevantes

Antes de qualquer otimização, é essencial entender quais palavras-chave seu público-alvo está buscando. Para isso, existem as ferramentas como Google Keyword Planner e SEMrush que ajudam a identificar os termos mais relevantes e com maior potencial de tráfego.

Através desse levantamento, é possível começar as estratégias para aumentar o tráfego do seu site. Lembre-se de mapear a diferença entre as intenções de busca, as mais atrativas para o e-commerce são as transacionais e as Informativas.

Otimização de títulos e descrições de produtos

Para que a página esteja otimizada, cada produto deve ter um título otimizado, com palavras-chave principais, e uma descrição detalhada e também persuasiva. 

Além disso, evite conteúdos duplicados e foque em criar textos únicos para cada página de produtos e categorias.

URLs amigáveis

Outro ponto muito importante que faz toda a diferença é a otimização das URLs do seu e-commerce. Por isso, evite as URLs genéricas com números e códigos e prefira uma URL amigável, como www.sualoja.com/produto-nome, facilita tanto para os mecanismos de busca quanto para os usuários.

Imagens otimizadas

As imagens também devem ser otimizadas para que o SEO para e-commerce seja mais efetivo. Por isso, utilize nomes de arquivos descritivos para imagens e sempre inclua a tag ALT com palavras-chave.

Como, por exemplo, se a sua loja vende roupas de academia, procure salvar as imagens correspondentes a peça: legging-preta-de-duplo-tecido.jpg

Isso ajuda os mecanismos de busca a entenderem o conteúdo das imagens.

Conteúdo de qualidade

Produzir conteúdos de qualidade faz toda a diferença na estratégia de SEO para e-commerce. Afinal, produzir conteúdos informativos, guias de compra, análises de produtos e outras informações vão ajudar o cliente em sua jornada de compra.

Além disso, permear o Google com esses conteúdos bem ranqueados também é ótimo para tornar sua loja online ainda mais conhecida. 

Os 3 benefícios de SEO para E-commerce

Agora que abordamos algumas práticas importantes sobre SEO para seu e-commerce, também separamos um tópico especial com 3 benefícios dessa estratégia para as lojas virtuais. 

Vamos lá?

  1. Mais visibilidade para o e-commerce

Com um bom trabalho de SEO, seus produtos têm mais chances de aparecer nas primeiras posições do Google, aumentando a visibilidade da loja e atraindo mais visitantes qualificados.

  1. Redução de custos com mídia paga

O tráfego orgânico é uma das formas mais eficientes de atrair clientes sem precisar investir continuamente em anúncios pagos. Além disso, os resultados tendem a ser duradouros e as pessoas confiam mais em lojas bem posicionadas organicamente. 

  1. Aumento nas conversões

Um tráfego qualificado aumenta as chances de conversão, pois os visitantes chegam até sua loja já interessados nos produtos. Isso melhora diretamente o ROI (Retorno sobre Investimento).

SEO para cadastro de produtos

O SEO também está presente no cadastro de produtos, por isso, cada um dos produtos deve ser cadastrado com informações claras e ter uma otimização estratégica. 

Como, por exemplo, títulos, descrições detalhadas, imagens de qualidade e uso adequado de palavras-chave que são práticas essenciais para melhorar o ranqueamento nos mecanismos de busca.

Além disso, é importante cortar todos os conteúdos duplicados, utilizando variações nas descrições de produtos semelhantes e criando conteúdos originais que ofereçam valor para o cliente – e para sua página. 

Outro ponto importante é otimizar imagens com descrições ALT, usar vídeos explicativos e garantir que os detalhes técnicos, como preço, estoque e especificações, estejam visíveis e bem estruturados.

Principais plataformas de E-commerce que auxiliam SEO

Além de todas as questões que citamos anteriormente, escolher a plataforma certa pode fazer toda a diferença na hora de implementar estratégias de SEO. 

Para te ajudar a saber quais plataformas de e-commerce auxiliam em SEO, separamos as principais do mercado que vão dar uma forcinha na hora de ranquear.

Shopify

Plataforma intuitiva e ideal para iniciantes, oferece diversas ferramentas de SEO integradas, como otimização de meta tags, URLs amigáveis e geração automática de sitemaps.

WooCommerce

Com plugin flexível para WordPress, essa plataforma permite personalização avançada de SEO com plugins adicionais como Yoast SEO.

Magento

Conhecida por sua escalabilidade, a Magento é ideal para grandes lojas e oferece recursos robustos de SEO técnico.

VTEX

Muito utilizada no mercado brasileiro, é uma plataforma robusta com recursos avançados de SEO, como otimização de URL, tags e integração com marketplaces.

Como fazer SEO para o seu e-commerce

Agora que você já sabe os benefícios do SEO para seu e-commerce, que tal começar a aplicar as estratégias?

Com a Senso Performance, você conta com especialistas da área para desenvolver, implementar e monitorar estratégias de SEO personalizadas para sua loja online. Nossa equipe está preparada para otimizar cada detalhe do seu site, aumentar sua visibilidade nos mecanismos de busca e impulsionar suas vendas.

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