Mídia paga para E-commerce: Como aumentar as vendas?
Conhecido por ser um dos segmentos mais competitivos, o setor de e-commerce tem a mídia paga como grande aliada estratégica.
Isso porque, a mídia paga é um investimento capaz de aumentar a visibilidade dos e-commerces, atrair mais clientes, resgatar clientes com recompra e, consequentemente, aumentar as vendas.
Mas, as estratégias não são tão simples de serem aplicadas, apesar do dinheiro investido em anúncios, existe uma grande expertise por trás das segmentações, palavras-chave e até dos criativos.
Quer saber como fazer mídia paga para seu e-commerce? Leia esse artigo completo que a gente te explica!
O que é mídia paga?
A mídia paga é uma estratégia de marketing em que você investe dinheiro para veicular anúncios em plataformas como Google Ads, Facebook Ads, Instagram Ads e marketplaces.
Diferente do SEO para e-commerce, que depende de otimização e tempo para crescer, a mídia paga é uma forma mais imediata de se posicionar nos mecanismos de busca.
Além disso, as campanhas de mídia paga permitem testar diferentes abordagens criativas e ajustar as estratégias com base em dados em tempo real e, assim, otimizar os investimentos para maximizar o retorno.
Plataformas de anúncios oferecem ferramentas para segmentação por localização, faixa etária, interesses, comportamento de compra e muito mais, proporcionando precisão e eficiência nas campanhas.
Qual a importância de mídia paga para E-commerce?
Com a concorrência intensa no mundo e-commerce, o ideal é ter mais de um canal de aquisição de clientes. Afinal, depender apenas do tráfego orgânico pode não ser suficiente para se manter competitivo no mercado.
Neste sentido, a mídia paga oferece benefícios como:
- Alcançar públicos altamente segmentados.
- Tráfego qualificado rapidamente.
- Aumento da visibilidade dos seus produtos e campanhas sazonais.
- Escala das vendas de forma previsível.
- Teste de novos produtos e mercados de forma controlada.
Métricas que você precisa saber

Para ter sucesso com mídia paga em e-commerce, é fundamental acompanhar métricas-chave, como:
- CPC (Custo por Clique): Valor pago por cada clique no anúncio.
- CPA (Custo por Aquisição): Custo médio para adquirir um cliente.
- ROAS (Retorno sobre Investimento em Publicidade): Receita gerada para cada real investido.
- Taxa de Conversão: Percentual de visitantes que realizam uma compra.
- CTR (Taxa de Cliques): Percentual de pessoas que clicam no anúncio após visualizá-lo.
- Lifetime Value (LTV): Receita total estimada que um cliente pode gerar ao longo do relacionamento com a loja.
Essas métricas ajudam a avaliar o desempenho das campanhas e ajustar as estratégias conforme necessário. A análise contínua garante que você está investindo seu orçamento de forma inteligente e sustentável.
Com a Senso Performance, você conta com especialistas da área para desenvolver, implementar e monitorar estratégias de tráfego pago personalizadas para sua loja online.
Como calcular meu ROI de mídia paga para E-commerce?
O ROI (Retorno sobre Investimento) é uma das métricas mais importantes para medir a eficiência das campanhas de mídia paga, afinal, é preciso entender se os investimentos estão sendo assertivos.
A fórmula básica para calcular o ROI é:
ROI = (Receita gerada – Custo do investimento) / Custo do investimento
Por exemplo, se você investiu R$ 1.000 em mídia paga e gerou R$ 5.000 em vendas, o ROI será de 4, ou seja, para cada real investido, você obteve R$ 4 de retorno.
Um ROI positivo indica que suas campanhas estão performando bem, enquanto um ROI negativo sinaliza que é hora de ajustar seus anúncios.
Por isso, é tão importante monitorar o ROI regularmente e identificar oportunidades a tempo.
Mídia paga para coleções: Como traçar a estratégia?
Assim como as coleções sazonais ou temáticas precisam de planejamento, as campanhas de mídia também! Afinal, existem inúmeras estratégias para as campanhas de coleções e várias maneiras de impactar o seu público.
Seja com criativos exclusivos, remarketing ou anúncios em diferentes formatos, investir em mídia paga durante o lançamento de coleções pode fazer toda a diferença no seu faturamento.
Quer saber como traçar essa estratégia? Separamos algumas dicas práticas:
- Defina os objetivos da campanha;
Primeiro de tudo, determine o que você espera com essa campanha. No caso do e-commerce, a meta final é sempre o aumento das vendas, mas, as campanhas de novas coleções também podem trazer avanços a longo prazo, como reconhecimento de marca, maior número de seguidores qualificados e aumento de tráfego.
- Defina o cliente ideal para a coleção;
A segmentação do seu anúncio depende disso para ter mais chances de conversão, afinal, quanto mais o seu anúncio aparece para pessoas que dificilmente compraria a sua marca, menor será o ROI.
- Invista em criativos exclusivos;
Um bom criativo pode transformar a sua campanha!
No caso das novas coleções, pode ser o momento ideal para testar os anúncios com visuais mais atraentes, textos disruptivos e chamadas para ação.
- Use o remarketing:
Impactar novamente os visitantes que visualizaram produtos da sua loja, mas não finalizaram a compra, pode ser uma ótima estratégia para virar o jogo!
- Explore as sazonalidades;
Aproveite datas comemorativas, como Dia das Mães ou Black Friday, para maximizar a visibilidade e o impacto das coleções.
- Teste diferentes formatos de anúncios;
Não se esqueça de testar os diferentes formatos de anúncios para entender qual formato performa melhor. Seja em carrossel, vídeos e banners estáticos, a ideia é entender como a nova coleção impacta mais.
Além dessas dicas, lembre-se que o “buzz” das suas coleções também colabora muito para o sucesso dela. Por exemplo, campanhas com contagem regressiva, pré-vendas e ofertas exclusivas ajudam a criar um senso de urgência, incentivando os usuários a finalizar suas compras rapidamente.
Qual o share de receita ideal para mídia paga em E-commerce?
O share de receita destinado à mídia paga varia conforme o estágio do seu e-commerce.
Mas, em geral, a média é:
- Lojas em crescimento: 20% a 30% da receita total.
- Lojas consolidadas: 10% a 15% da receita total.
Esse percentual pode variar dependendo da margem de lucro, ticket médio e metas de crescimento. Além disso, é importante considerar sazonalidades, onde o investimento em mídia paga costuma ser maior para aproveitar o aumento na demanda.
O ideal é manter um equilíbrio entre o investimento em mídia paga e estratégias de retenção de clientes, como programas de fidelidade e marketing de conteúdo. Assim, sua loja pode crescer de forma sustentável, sem depender exclusivamente de anúncios pagos.
Como fazer mídia paga para o meu E-commerce?
Agora que você já sabe os benefícios da mídia paga para seu e-commerce, que tal começar a aplicar as estratégias?
Com a Senso Performance, você conta com especialistas da área para desenvolver, implementar e monitorar estratégias de tráfego pago personalizadas para sua loja online. Nossa equipe está preparada para otimizar cada detalhe do seu site, aumentar sua visibilidade nos mecanismos de busca e impulsionar suas vendas.
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