Como você faz as suas compras nas plataformas on-line? Com certeza, essa resposta vai depender da sua idade. Os comportamentos de consumo vão mudando ao longo do tempo e cada geração se molda de acordo com as facilidades oferecidas pelo mercado.

A Geração Z, nascida entre 1995 e 2010, é considerada nativa digital e utiliza as redes sociais como ferramenta de decisão de compra. Além de se mostrarem preocupados com a segurança financeira, esses jovens exigem produtos que correspondam aos seus valores, muito ligados às preferências sociais e ambientais.

O relatório “Geração Z: moldando o futuro das tendências de consumo” (Generation Z: Shaping the Future of Consumer Trends), da Oliver Wyman, indicou que a Geração Z é a primeira geração a ter crescido inteiramente na era digital e passa cerca de dez horas por dia interagindo com conteúdos on-line, com uma média de cinco contas em diferentes redes sociais. Essas plataformas se tornaram ferramentas para descobrir novos produtos, procurar recomendações e interagir com as marcas. 

Esse novo perfil dos consumidores é praticamente unânime quando se trata de compras pelas redes sociais, já que, de acordo com o relatório, 73% desses jovens já efetuaram pelo menos uma compra com base em algo que viram nesses canais. A jornada de compra já não se limita à loja física e à aquisição de produtos, mesmo que essas opções ainda estejam em jogo. 

A diferença é que agora esse público busca ativamente por experiências personalizadas, imersivas e interativas, tanto presenciais como no ambiente on-line. O relatório aponta que cerca de 85% dos consumidores da Geração Z preferem gastar o seu dinheiro em experiências do que em bens materiais, e 64% compram serviços personalizados por meio dos seus smartphones.

Por onde andam (ou navegam) os consumidores da Gen Z?

De acordo com dados compartilhados pelo Google em 2022, praticamente 40% dos jovens recorrem ao TikTok ou ao Instagram ao invés do Google Maps ou da busca pelo Search quando querem encontrar um restaurante para almoçar, por exemplo.

Esse estilo aberto de navegação é um produto do TikTok e a principal razão desse app ser tão popular. Os jovens de 16 a 24 anos foram os primeiros usuários do aplicativo, conhecido por seu algoritmo altamente personalizado e visuais emocionantes, tornando a experiência da plataforma um diferencial competitivo.

Os resultados visuais gerados por canais como o TikTok e o Instagram são mais persuasivos porque mostram pessoas reais e suas opiniões, uma qualidade poderosa que está mudando o mundo do e-commerce.

Embora a Geração Z seja mais propensa a comprar on-line do que os baby boomers (nascidos entre 1945 e 1964), uma pesquisa de 2023 da GWI Global demonstrou que é menos provável que esses jovens descrevam a compra como um dos principais benefícios da internet. Para eles, a comunidade e os interesses valem muito mais (23% vs 10%). Em resumo, o público mais novo inicia sua busca a partir da curiosidade e espera ser conduzido por um divertido emaranhado de novas ideias em vez de ser direcionado a uma lista de marcas ou produtos.

Como o seu negócio pode ser visto — e amado — pelo público mais jovem?

Cada vez mais, as decisões de compra são movidas por tendências, e as marcas precisam acompanhar o que é culturalmente relevante para seu público.

Em setores como o da moda, os consumidores podem se sentir menos confortáveis por não poderem experimentar as roupas antes de comprar, mesmo com avaliações detalhadas dos produtos. É aí que entra a importância do conteúdo gerado pelos usuários, ou user generated content. 

Além de trazer o elemento social da loja para as compras on-line, os usuários estão impulsionando o comércio eletrônico por meio da descoberta, e isso significa que as compras feitas pela navegação nas redes sociais são mais espontâneas do que antes. Ter os consumidores lado a lado nessa criação de conteúdo é uma ótima carta na manga. 

Os dados da GWI demonstram que 41% da Geração Z e da geração Y (1980 a 1995) fazem compras online por impulso a cada duas ou três semanas, aumentando para 48% entre os usuários diários do TikTok. Para contextualizar, essa porcentagem cai para 10% entre os baby boomers.

A pesquisa também elenca os principais motivos dessa ação impulsiva por parte dos jovens, estimuladas principalmente pela vantagem de bons preços e negociações (43%) e a sensação de se recompensar (39%). Ou seja, cerca de dois em cada cinco consumidores mais jovens fazem compras regulares por impulso. É por isso que a sua marca precisa estar presente em todos os canais digitais e oferecer diferentes formas de jornada de compra. 

Desafios e possibilidades para as empresas criarem uma conexão real

Em primeiro lugar, é essencial que as marcas reestruturem a sua oferta de produtos. Não importa o segmento, as empresas precisam atender às necessidades específicas da Geração Z, por exemplo, oferecendo interfaces digitais de fácil utilização com funcionalidades inovadoras. 

Outra recomendação crucial é ter uma forte presença nas redes sociais, já que elas representam uma oportunidade massiva de vendas, principalmente nas compras geradas por impulso. Por isso, comportar-se de forma autêntica nas plataformas digitais, onde a grande parte da Geração Z se reúne e cria tendências, é muito decisivo para uma comunicação e um envolvimento eficazes.

A ênfase na confiança é vital se o seu negócio busca criar um laço significativo com esse público, a partir de conteúdos que são verdadeiros, fáceis de entender e associados às famosas trends do momento. 

Por último, é imprescindível abraçar a diversidade e os conceitos ligados ao cuidado com o meio ambiente, ouvindo as diferentes preferências e opiniões de cada tipo de consumidor. A Geração Z é heterogênea, com diferentes desejos, necessidades e crenças. Identificar, compreender e satisfazer essas preferências variadas será fundamental para conquistar uma das gerações que está moldando o futuro.

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Por Giulia Maia