Quatro coisas que você precisa saber sobre a metodologia Agile
Inovação, tecnologia e agilidade. Se o seu dia a dia tem como base essas premissas, você possivelmente já ouviu falar sobre a metodologia Agile, não é mesmo? Conceito criado em 2001, por 17 desenvolvedores de software, o Manifesto Ágil apresenta a visão de seus autores sintetizada em valores e princípios e pode auxiliar times a realizarem entregas melhores, mais rápidas e eficientes.
Quer saber mais sobre o assunto? Então, confira a seguir o material que preparamos com quatro características que você precisa saber sobre a metodologia Agile.
1. Os valores
Criada com o objetivo de melhorar a abordagem ao processo de desenvolvimento tradicional, a metodologia Agile conta com quatro valores que guiam a sua filosofia. São eles:
“Indivíduos e interações acima de processos e ferramentas”;
“Software em funcionamento importa mais do que a documentação completa”; “Colaboração com o cliente acima de negociação contratual”;
“Responder à mudança importa mais do que seguir o planejamento inicial”.
2. Os princípios
Tanto quanto os valores, os princípios da metodologia Agile representam a filosofia a ser aplicada nos mais diversos tipos de processo de gerenciamento de projetos. Eles auxiliam times a realizarem entregas mais velozes e em sintonia com as necessidades de negócios, clientes e usuários.
Em síntese, os 12 princípios do manifesto, são:
- Geração de valor;
- Flexibilidade em prol de vantagens competitivas;
- Frequência de entregas;
- União e cooperação diária entre participantes do projeto;
- Construção de projetos em torno de pessoas motivadas;
- Comunicação direta e, preferencialmente, face a face;
- Medição do progresso por meio da funcionalidade dos sistemas;
- Projetos ágeis promovem ambientes sustentáveis;
- Aumento da agilidade através da atenção contínua a excelência técnica e design de qualidade;
- Manter a simplicidade é essencial;
- Times auto-organizados geram projetos e requisitos de excelência;
- Para a evolução contínua, é necessária a realização de reflexões e ajustes de comportamento.
3. Versões disponíveis no mercado
Mas, então, o método ágil se aplica apenas ao desenvolvimento de softwares? A resposta é não. Cada vez mais, o mercado busca por soluções ágeis e times que saibam responder rapidamente às mudanças. Por esse motivo, o conceito Agile possibilita a criação de versões que se adaptam aos mais diversos tipos de necessidades. Conheça algumas delas:
Scrum
O Scrum é o framework mais popular da metodologia ágil. Com vantagens como transparência e uma dinâmica que incentiva adaptações ao longo do percurso, o método pode ser aplicado no gerenciamento de projetos e em contextos relacionados a negócios. As atividades devem ser distribuídas e desenvolvidas em períodos de uma a quatro semanas (dependendo do setor), nas chamadas Sprints.
A coordenação do processo normalmente considera profissionais como Product Owner – é o responsável pelo planejamento/produto; Scrum Master – é supervisor do projeto; e a Equipe formada pelas pessoas responsáveis pelas atividades de desenvolvimento.
Para que o processo de desenvolvimento desse trabalho possa ter celeridade e fluir, são feitas cerimônias para o planejamento das atividades, as reuniões diárias ou “Daily“, e reuniões realizadas no final da Sprint “Review”, como retrospectiva para feedbacks e análises de melhorias ou “Learnings”.
Tudo isso para que o próximo projeto seja ainda melhor.
Kanban
O Kanban é anterior à metodologia ágil, – surgiu na década de 60, nas fábricas da Toyota no Japão – tem como base um fluxo de evolução da atividade, composto por uma tabela com o status dividido em três colunas principais:
- To do: (tarefas a fazer);
- Doing: (tarefas em progresso);
- Done (tarefas entregues).
Essa construção permite que todas as tarefas e seus status sejam visualizados de maneira simples, além de facilitar o fluxo de trabalho, evitando a sobrecarga de membros da equipe.
Outras versões
Além das ferramentas de gestão citadas, existem ainda outras versões de metodologias derivadas do Agile, como:
- Lean [visa eliminar desperdícios e aumentar o valor]
- SMART [foca em definir objetivos e metas]
- Extreme Programming (XP) [entrega mais qualidade em menos tempo]
- Design Sprint [utilizada para aceleração no desenvolvimento de protótipos ou Produto Mínimo Viável (MVP)]
4. Os benefícios na prática
É possível perceber que temos diversas ferramentas disponíveis para melhorar a gestão com a aplicação da metodologia Agile, que tem reflexo direto no dia a dia de equipes e projetos. Entre seus principais benefícios, vale destacar:
- Descentralização de autoridades e maior integração entre membros da equipe;
- Resposta rápida em situações de imprevistos e mudanças;
- Aumento da produtividade com fluxo contínuo de entregas e melhor organização de demandas;
- Maior controle do planejamento;
- Maior satisfação do cliente.
Os benefícios são percebidos no médio e longo prazo.
Aqui na Senso, usamos o método ágil em nossos processos, tornando mais próximo o monitoramento de demandas e otimizando ainda mais nossa rotina e a de nossos clientes. E você? Está pronto para aderir a esse formato?