Apesar de o Brasil ser o país com maior percentual de investimento em Marketing Digital da América Latina, segundo a Latin America Ad Spending *(1), ainda precisamos evoluir bastante para afirmar que estamos em um cenário de maturidade elevada. 

Empresas e agências de publicidade ainda enfrentam diversos desafios. O processo de transformação digital dessas estruturas não acompanha a rápida evolução da tecnologia e todas as suas aplicações. Os últimos dois anos foram fundamentais para essa aceleração, em razão da pandemia, mas ainda assim não é possível afirmar que chegamos ao cenário ideal, se é que vai existir um cenário ideal, já que sabemos que a evolução é constante.

Em um primeiro momento, as empresas entendem por transformação digital apenas investimento em tecnologia, que tem aumentado – 97% das PMEs consideram importante incluir tecnologia no modelo de trabalho de forma permanente *(2) –, porém, esse tema vai muito além disso. Essa transformação precisa estar presente em todas as áreas da empresa, começando de dentro para fora e refletindo de fora para dentro.

Abaixo a lista dos principais pilares quando falamos de maturidade e transformação digital:

  1. Processos, pessoas e cultura: esse é o pilar que torna qualquer plano tangível. Sem o envolvimento das pessoas, criação de processos e revisão da cultura, a mudança será apenas teoria. E esse pilar demanda incentivo e autonomia para as equipes que precisam se envolver desde a gestão até a operação com um mesmo foco.
  1. Investimento e Tecnologia: além do investimento no treinamento das pessoas e na criação de processos, a tecnologia auxilia no controle de tempo e recorrência das ações. O envolvimento de uma área de tecnologia vai auxiliar na integração de ações e na criação do histórico durante a implementação das mudanças e melhorias, não apenas em razão da transformação, mas no ganho de escala.
  1. Jornada: independente do canal de venda ou do ponto de contato que o cliente tem com a empresa durante a jornada de compra ou do processo de escolha e decisão de uma parceria, a unificação e monitoramento das experiências demonstra o nível de maturidade digital. Em muitos casos, um canal é diferente do outro por falta de alinhamento e isso impacta na imagem da marca, podendo confundir o parceiro ou consumidor. Uma jornada unificada transmite segurança e eleva a percepção de maturidade.
  1. Dados e Mensuração: a captação e organização das informações é fundamental para o acompanhamento, entendimento e melhoria constante. Todos os outros pilares fornecem informações que precisam ser agrupadas e analisadas para serem utilizadas na tomada de decisão.

Tudo isso impacta na imagem que a empresa vai ter perante o mercado e em como será o relacionamento interpessoal com clientes e parceiros. E para que esses relacionamentos sejam relevantes, algumas ferramentas de gestão são necessárias, como a implantação de CRM, cibersegurança e softwares que mantenham um padrão de qualidade das informações. 

Portanto, para quem imagina que transformação digital é apenas uma questão de tecnologia, vale reavaliar e entender que a empresa inteira precisa ser envolvida no processo, para que a transformação aconteça de fato.

*(1): Fonte: Latin America Ad Spending: eMarketer’s Updated Estimates and Forecast for 2017”, publicado pela Emarketer em setembro de 2017.

*(2): Fonte: Estudo encomendado pela Microsoft para a agência de comunicação Edelman, publicado em 1/02/2022.